segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Faculdade

 Oi gente! Ultimamente eu tenho estudado bastante (ou pelo menos tentado) pro vestibular... Nunca percebi as dificuldades que eu teria ainda mais com o intercâmbio, mas deixo bem claro que não me arrependo nem um segundo de ter ido, por que me faz quem eu sou hoje.
 Mas voltando um pouquinho no tempo quero relembrar a formatura dos meus amigos dos EUA. Foi uma coisa linda, bem de filme sabe? Infelizmente o meu colégio não formava intercambistas, mas fiz parte da maioria das coisas que os seniors (terceiro ano) faziam, incluindo conversas e aulas de escolha de faculdade e várias coisas sobre isso. 

 Aprendi que não é tão difícil assim entrar em uma faculdade no exterior, mas você tem que estar empenhada(o)! Lá eles tem o GPA, que é a média das notas do seu colegial todo, e os SATs que são provas que eles fazem tipo um enem, mas é no colégio e é uma vez por ano. Para o intercambista eles usam o TOEFL, que é um teste de inglês, e o GPA.
 Uma das coisas mais importantes também é a redação que você tem que entregar para a faculdade, e é sempre algo diferente. Para a minha aula de inglês (que a gente treinou como fazer essas redações) eu tive que escrever duas, uma sobre o porque eu me destaco diante de outros estudantes da minha idade e o que ou quem fez uma grande diferença na minha vida.
 Não lembro exatamente, mas provavelmente tem mais algumas coisas que é preciso fazer... Eu nem tentei já que ainda tinha que voltar e terminar o colegial, e que eu ainda não tinha decidido o que prestar pra faculdade.


 Agora voltando ao assunto vestibular no Brasil, eu me sinto meio perdida pra falar a verdade! Nunca prestei nenhum vestibular, enem e nenhuma coisa do tipo... Eu até ia prestar ano passado, mas já estava viajando.
 Perdi algumas matérias, nada que eu não consiga me recuperar, pelo menos na escola! Meu medo mesmo é não passar na faculdade. Sei que isso não é um grande problema, afinal existe cursinho e muitas pessoas fazem isso, mas mesmo assim, se sentir "atrás" não é legal.
 Sei que muitos voltam e acham super fácil, mas outros como eu acham meio pesadinho a quantidade de matéria ainda mais sem estudá-las por um ano (ou ao menos algumas tipo português, que enquanto eu viajava não estudei isso nem um pouco, admito! haha).
 O bom é que já li várias dicas e achei uns sites bem legais de estudo, tanto pra quem voltou de intercâmbio quanto pra quem precisa estudar. Os sites são bem focados em vestibular, enem e essas coisas, mas tem todas as matérias e até vídeos que podem ajudar no estudo!
  • Projeto Medicina (ps. não vou prestar medicina, mas achei bem legal o site já que tem vários posts explicando as matérias em geral)
  • Blog do Enem : O próprio nome já diz... Ele é focado no enem, mas também tem algumas matérias de vestibular!
  • Vestibular Brasil Escola Explica matérias em geral e achei bem legal.
 Esses são os que eu mais vejo quando tenho dúvida e não tenho tempo de falar com os professores ou até mesmo para apenas estudar!

Ahhh genteeee! E daqui uns anos vou poder fazer mais posts de intercâmbio!!! Isso mesmooooo haha Eu vou tentar fazer inter durante a faculdade, espero que dê certo né.

Boa sorte pra todos agora nessa época de vestibular!
Beijos

Ps.  Obrigada Marina Gonçalves pela recomendação no blog Depois dos Quinze!

13 comentários :

  1. Conheci o blog pelo Depois dos quinze! gostei muitoo e vou acompanhar!!! eu tenho um blog tbm, bem simples haha www.fazbagunca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. LETICIA FAZ MAIS VIDEO NO DI POOR FAVOR..
    VC SUMIU!!!!!!!! QRO MT ASSISTI PELO MENOS MAIS 1 VIDEO SEU
    BJAO, VC É LINDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha relaxa! Se eu tiver tempo eu faço... Mas ultimamente ando ocupada com várias coisas.

      Excluir
  3. Olá! Adorei seu site.
    To fazendo intercâmbio em Buenos Aires. Também tenho um diário: www.queridointercambio.com.br

    Beijooos

    ResponderExcluir
  4. Oi Lê, tudo bem? Conheci seu blog no da Bruna e vim correndo aqui, que perfeito. Eu sempre quis fazer intercambio, crescer na vida sabe? Ser independente, mais acho que minha mãe não deixaria ir pra outro pais.. AMEI SEU BLOG. Vou fazer um post falando dele tá?
    Beijinhos
    www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Letícia, tudo bem?
    Gostei muito do seu blog, as histórias são ótimas! Também fui intercambista, e me identifiquei com muitas coisas que você contou =)
    Tenho um site que reune blogs de intercambistas, se chama “Intercâmbio Blog”. Seria muito legal se você divulgasse seu blog lá! É de graça, na verdade fiz para ajudar futuros intercambistas a encontrar todos os blogs da cidade/país de destino em um só lugar.
    É só acessar www.intercambioblog.com.br e adicionar o link do seu blog.
    Por favor, participe! Com certeza muitas outras pessoas também vão gostar de saber sobre a sua experiência =)
    Bjs, Gabi.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Adorei seu blog! Vou para NY em julho e também estou colocando todas as minhas experiências em um blog :D
    Beijão
    www.cruelladebella.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Opa! que lindo seu blog. Também estou vivendo essa experiencia! acesse também meu blog ! www.doispesnochao.blogspot.com.br
    beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Estou contando meu processo para ser Au Pair, vem conferir! www.luckforus.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Fantástico espero ter uma experiencia de intercâmbio como essa

    ResponderExcluir