quarta-feira, 18 de julho de 2012

Reunião pré embarque

Sábado eu tive a minha reunião pré embarque, finalmente! hahaha
Foi com a psicóloga culturalista Gabriela Ribeiro da equipe Andrea Sebben de psicologia intercultural.
Nele conversamos sobre TUDO e não tinha como não falar de tudo, afinal foi das 9 às 17:30, mas valeu super a pena! Assuntos que mais me chamaram a atenção foi sobre as diferenças culturais, nós até criamos "teatrinhos" nessa hora. No meu teatrinho o meu grupo fez sobre linearidade e multilinearidade, onde nós brasileiros somos mais multilineares e americanos e canadenses costumam ser mais lineares, ou seja, nós fazemos várias coisas de uma vez só, conseguimos acordar 20 minutos antes do horário e nesse tempo tomar banho, escovar os dentes, arrumar o material, trocar de roupa, arrumar a cama, se maquiar, tomar café da manhã e chegar na hora. Se bem que também temos uma fama de atrasadinhos, ISSO MESMO, nós temos e sinceramente a maioria é, posso dizer que sou um pouco atrasadinha! Como a Gabriela disse na reunião para nós "12h18" é igual a "12h20" ou até mesmo "12h30"... Mas voltando à linearidade... O que faltou eu dizer é que os lineares costumam fazer uma coisa de cada vez, por isso precisam de mais tempo (na maioria das vezes, não esqueçam que eu só estou falando de generalizações).
Outra parte muito legal da reunião foi quando falamos sobre o que se passa com os intercambistas e a família, sobre as características que marcam o intercâmbio que a principal é a ambivalência, pra quem não sabe o que é isso:
"Ambivalência é um estado de ter simultânea, sentimentos conflitantes para uma pessoa ou coisa. De outro modo, ambivalência é a experiência de ter pensamentos e emoções simultaneamente positivas e negativas para alguém ou alguma coisa. Um exemplo comum de ambivalência é o sentimento de amor e ódio para uma mesma pessoa."    Wikipédia.
 Outras são risco e solidão. Todos sabem como é a solidão e sabem o que é ter riscos na vida, mas com a ambivalência tudo fica mais "ao extremo". Se lá você se sentir mal e por exemplo briga com a sua host mother, provavelmente você ficaria pior ainda! E dica se isso acontecer NÃO liguem para os seus pais, por que isso só vai piorar. Mas digamos que você ligue e chore dizendo que a sua host mother é horrível pra você mesmo que ela não seja, seus pais vão pensar coisas horríveis e com a ambivalência, ao mesmo tempo que eles querem que você fique lá e tenha uma ótima experiência, também querem que volte e fique junto a eles, nessa hora a vontade de fazer você voltar vai ser maior e vai criar uma bola de neve, por que você vai acordar no dia seguinte fazer as pazes com a sua host mother, mas seus pais vão continuar com aquilo na cabeça. Imaginem que situação chata! Pois é... Temos que tomar cuidado com nossas atitudes, principalmente as que são manipuladas por o que estamos sentindo na hora, por que no intercâmbio é muito mais forte, pelo menos para a maioria. E os riscos bom, como normalmente temos nossas riscos temos lá, então tomar cuidado sempre é bom!



Esses foram os papéis que a Gabriela entregou para os intercambistas, um é "diários de uma sobrevivente" e o outro é uma carta onde toda a equipe dela nos deseja mil e uma coisas boas! :) Também recebi um certificado que participai do treinamento intercultural (que não está na foto)

Ahhhh e não posso me esquecer das atividades em família! Fizemos cartinhas como se o embarque fosse no mesmo dia, tivemos que escrever o que gostaríamos de falar e tudo mais. E no final da reunião fizemos um momento de reflexão "olhos nos olhos", sentamos no chão e fizemos uma roda (cada família, eu por exemplo era eu, minha irmã e minha mãe), depois disso ficamos de mãos dadas e ficamos nos olhando nos olhos sem falar nada (e com músicas tipo "FICO ASSIM SEM VOCÊ"), enquanto isso a Gabriela dizia para que nos olhássemos com olhar de amor, de saudade, de agradecimento e assim em diante. Não teve como não chorar! Foi um momento muito emocionante e quero agradecer MUITO à equipe Andrea Sebben de psicologia intercultural por ter feito esse dia tão especial. Com certeza vou levar para o resto da minha vida.

Beijos!
Photobucket

Um comentário :