Primeiros passos




Você já se decidiu e realmente quer fazer intercâmbio?! Eu tinha algumas dúvidas como essas então quero poder ajudar as pessoas que também tem, por isso aqui estão algumas dicas pra você que está planejando a sua viagem e ainda não sabe qual a melhor pra você.
 Espero que gostem!




1.Qual destino escolher?
As opções são muito variadas, primeiro de tudo depende da língua falada no outro país, pense em qual é mais fácil pra você ou a que você quer aprender, que você tem facilidade e gosta, a maioria escolhem países em qual a língua é o inglês, mas ai depende de você, não faça em um local só por que as outras pessoas costumam fazer, muitas vezes pra você o 'lugar-comum' não é o que se encaixa com a sua personalidade.
Um dos fatores muito importantes é o clima! Todos tem sua preferencia assim como a minha foi ir para um local com clima mais frio... Juro que não me imaginaria na Austrália por 10 meses, gosto de praia e de verão, mas não tanto quanto gosto do frio!
Não tenha preconceito contra nenhum país, o que você pensa muitas vezes pode não ser verdade!

2.Que duração devo escolher?
Essa é uma questão muito particular, então algo que você tem que se questionar antes de tudo é quanto tempo você acha que aguenta? Pra algumas pessoas ficar longe da família e amigos é uma questão inimaginável, outros acham que 6 meses é o bastante ou como eu alguns preferem ficar mais tempo por que sabem que conseguem suportar a saudade e todos os outros fatores...

3.Qual programa devo escolher?
Existem vários programas, no meu caso por exemplo eu escolhi o programa de High School, mas há programas que são apenas de curso de inglês, Au Pair, programas de faculdade etc.
Isso é uma questão que assim como a duração é algo que você tem que ver o que é melhor pra si mesmo. Você tem vontade de fazer o colegial? Você quer ir a trabalho? Quer apenas fazer um curso de línguas?
Indo na agência que você escolher eles vão analisar o seu perfil e podem te ajudar nessa escolha também! Mas se você prefere escolher antes de ir a uma agência, pesquise bem na internet os tipos existentes de intercâmbio e escolha o que mais combina com você.

4.Qual a melhor agência?
Na minha opinião não existe "a melhor agência de intercâmbio" e sim a que se encaixa com seu perfil. Eu por exemplo pesquisei bastante antes de escolher uma, e acabei escolhendo a que meu pai teve mais confiança tanto na questão de preço como na questão de conhecermos pessoas que foram pela mesma agência.

5.Já encontrei a agência que quero e agora?
Bom depois disso você não pode simplesmente deixar o tempo passar, afinal as agências recomendam que o processo comece 6 meses antes da data do seu intercâmbio. Eu quando estava já decidida do que ia fazer fui até a agência e comecei o processo em dezembro, sendo que só vou para os EUA em agosto.

6.Tenho a opção de escolher a região do país, qual devo escolher?
Esse opção não é obrigatória, muitas vezes você pode escolher, mas não precisa, ainda mais por que para escolher muitas vezes você precisa pagar um pouquinho a mais, mas se você se sente mais segura(o) assim como eu essa seria uma opção incrível! E bom há vários fatores que você tem que considerar... Você prefere praia, montanhas, deserto, ficar perto de cidades grandes ou área rural? Cada região tem suas características, por exemplo eu escolhi a região leste dos EUA, já que na minha agência eu pude fazer essa escolha, e o que me fez escolher essa região foi 1º por causa do clima e 2º por que é uma área onde particularmente eu acho que tem uma grande economia e grandes cidades (eu sei que ficar numa cidade grande é bem improvável, mas pelo menos perto que uma eu posso ficar, ou seja, eu posso ter uma maior chance de visitar outras cidades).

7.Depois de já ter fechado meu programa, demora muito para receber o *placement?
Outro fator que vai muito de pessoa pra pessoa, mas de qual quer forma vai demorar um pouco, a previsão pra receber o placement pra quem vai em Agosto por exemplo costuma sem entre junho e agosto. Eu fui parte da minoria que recebi antes (final de maio).

*Placement é o local onde você vai morar durante seu intercâmbio.

16 comentários :

  1. Seu blog é muuuuuito bom,parabéns !
    ps: te coloquei no meu recomendo :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada fofa! Também acho o seu bem legal, vou colocar como parceiros! hahahhaa (:

      Excluir
  2. Eu amei o seu blog e mim tornei fã dele , queria que você mim tirasse uma dúvida: se você fez algum curso de inglês aqui no Brasil , beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to pensando em fazer um vídeo de FAQ, com algumas perguntas como essa! :) Mas de qual quer forma fiz sim, 4 anos e meio em uma escola de inglês.

      Excluir
  3. Olá, amei o post,gostaria de saber, sê você pode informar qual foi a agencia que vc escolheu para fazer o intercambio?

    ResponderExcluir
  4. Qual o nome da agência que você escolheu? quero muito fazer intercâmbio e queria sua recomendação.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Como você conseguiu convencer seus pais a deixarem você viajar?? Estou louca para fazer intercâmbio, mas meus pais estão com o pé meio atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz um post sobre isso aqui : http://umdiariodeintercambio.blogspot.com.br/2011/12/decidir-e-convencer.html Quem sabe te ajuda :)

      Excluir
  6. Amei seu blog, me esclareceu muita coisa ainda mais agora que eu vou fazer intercambio, me tirou MUITAS duvidas, mas eu queria saber se vc teve muita dificuldade na escola. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e que pude ajudar! E não, foi até que fácil... Mas quando eu tinha dificuldade os professores ou meus amigos sempre me ajudavam, então não se preocupa com isso! :)

      Excluir
  7. Oi Leticia, tudo bem? ahahaha adorei o seu blog, esta me ajudando muito, por que a pouco tempo atras eu escolhi fazer intercambio em vez de festa de 1.5 *-* e eu estou na maior duvida de qual vai ser o meu destino :( queria trocar umas ideias com você sobre intercambio essas coisas (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo e você? Ah que legal! Pode falar comigo sim, manda email pra leticiaq_@hotmail.com ou fala comigo no twitter @leq_
      Beijos e Boa sorte!

      Excluir
  8. Oi Letícia! Estou apaixonada pelo seu blog, é exatamente o que eu estava procurando, um blog com relatos sinceros e muito legais. Foi dificil para vc se adaptar na escola? Havia pessoas que te tratavam de modo estranho pq vc era intercambista ou algo assim? É um dos meus maiores medos! Bjs

    ResponderExcluir
  9. let, eu fui no site da connection line, e tem duas opcoes que eu fiquei na duvida, familias pagas e escola publica e escola publica com familias voluntarias, eu gostaria de saber a diferenca entre os dois, se tem diferenca de precos e tal, e qual voce escolheu. quanto voce pagou... tb quero saber se vc sofreu bullying ou viu alguem passando por isso e tal, meu maior medo e me mudar pra la e apanhar ou ser muito zuada por ser brasileira ! obg bjss

    ResponderExcluir